Casais!!! Procurando ideias para decidir como será o casamento de vocês? Ainda não sabem onde e como será a festa de casamento? Hoje eu vou te apresentar 5 tipos de casamento para você comparar e escolher o estilo ideal!
Já foi o tempo, aliás, há muito tempo, em que os casamentos todos tinham um jeito muito parecido um do outro. Se não era tradicional na igreja, então era no campo ou casamento na praia. Ainda bem que surgiram novas opções que deram aos casais mais liberdade para sonharem com outros formatos, outros lugares e outras memórias desse dia tão importante.
Talvez você já conheça a maioria, mas eu te prometo que o último vai te surpreender e é uma grande aposta para os casamentos daqui pra frente.
Tipo de casamento tradicional: o mais atemporal
Começando pelo casamento tradicional, esse é aquele clássico que eu mencionei e que muitos casais sonham desde a infância. Uma cerimônia cheia de tradição, geralmente com uma grande festa e uma lista de convidados extensa. Alguns casais preferem uma lista não tão grande assim e também nem tão pequena a ponto de chamarmos de mini wedding.
Uma grande característica dos casamentos tradicionais é seguir um protocolo mais clássico com rituais estabelecidos há gerações. Geralmente, são realizados em igrejas ou templos religiosos e seguem uma sequência de eventos bem definida, desde o cortejo até a troca de votos. Dessa maneira, pouca novidade é adicionada à cerimônia. Todos os acontecimentos são previsíveis e esperados.
O ponto alto de um casamento tradicional é a festa, que geralmente acontece em um salão de festas ou local especializado. Nessa festa, os noivos recebem os convidados, oferecem um jantar e dançam a primeira valsa para dar “início” à celebração.
Destination weddings: dizendo “sim” em um local dos sonhos
Diferente do casamento tradicional, o destination wedding é um dos tipos de casamento que os casais mais preferem quando buscam uma experiência mais íntima e pessoal. Chamamos de destination wedding os casamentos que acontecem num destino diferente de onde os noivos moram. Se eles moram em São Paulo e se casam na Bahia, por exemplo, damos o nome de destination wedding.
O destination wedding é a combinação perfeita entre um destino dos sonhos e o momento mais especial, que é o casamento. Vocês podem escolher um lugar já conhecido que vocês amam ou um destino completamente diferente. E o grande benefício do destination wedding é que, diferente dos outros tipos de casamento, esse permite levar todos os convidados para viajar com vocês. Dessa maneira, esses são casamentos que costumam ter uma quantidade menor de convidados, por questões de logística. Ou seja, levar 500 ou 800 convidados brasileiros para um castelo na Itália não é muito comum. Por isso, os detination weddings costumam ter uma quantidade menor de convidados, que geralmente são os familiares e amigos mais íntimos.
Um outro benefício é aproveitar a ocasião e o destino para passar uns dias a mais na cidade e aproveitar para ter um tempo maior de descanso. O casal precisa apenas se atentar ao local escolhido e a acessibilidade dos convidados. Fazer um destination wedding nos Estados Unidos, por exemplo, implica que todos os convidados terão visto para entrar no país, assim como para alguns destinos será necessário algum tipo de vacina.
O destination wedding é um dos tipos de casamento que eu mais amo! São muitas vantagens e as memórias únicas e inesquecíveis fazem do casamento um momento ainda mais especial e marcante para todo mundo. Com um destination wedding nem mesmo o céu é o limite!
Mini wedding: com poucos e bons!
Um dos tipos de casamentos mais queridos, que ganha mais adeptos a cada ano que passa, é são os mini weddings. Esses são casamentos, como o próprio nome diz, pequenos, mini, com uma quantidade menor de convidados. Mas embora sejam menores, não necessariamente são mais simples ou com um custo menor. Aliás, muitos casais preferem menos convidados para oferecer ainda mais sofisticação, acolhimento e uma experiência mais personalizada. Ou seja, se torna mais viável personalizar as lembrancinhas com o nome de cada convidado, ter mais tempo de interação com as pessoas durante a festa, fazer um cardápio mais pessoal, entre muitas outras coisas.
A ideia do mini wedding é ser uma opção intimista e mais reservada. Isto é, são casamentos entre 20 e 50 convidados, já que o casal dá preferência apenas aos familiares mais próximos e amigos especiais. Para quem tem família pequena, mora muito longe dos familiares ou deseja que esse momento seja mais pessoal, essa opção é a ideal. Os outros tipos de casamento nem sempre conseguem oferecer o que um mini wedding consegue!
Outra vantagem dos mini weddings é a possibilidade de realizar a cerimônia e a festa no mesmo local. Isso facilita a logística do evento e cria um ambiente mais descontraído e acolhedor para os convidados.
Elopement wedding: quando dois são o suficiente
Já viram que nenhum dos outros tipos de casamento se encaixa no que vocês estão buscando? Os elopement weddings talvez sejam o que precisam! Esses são os casamentos ainda mais reservados do que o mini wedding, já que na maioria das vezes a cerimônia só tem a participação do casal e um celebrante.
Essa é a opção ideal para quem deseja fugir das formalidades e restrições. É uma maneira de celebrar o amor de maneira livre e espontânea. O elopement wedding é como um casamento secreto e pode ser realizado em lugares exóticos e destinos mais inusitados como o alto de uma montanha íngreme, uma ilha paradisíaca ou castelo histórico. Essa é uma escolha para quem prefere privacidade e quer fugir da pressão de fazer uma festa de casamento. Além disso, é uma ótima maneira de economizar e romper com qualquer barreira física.
Apesar de não ter convidados, o elopement wedding pode sim ter uma recepção com um buffet, dança dos noivos e uma equipe de vídeo, foto e decoração. A noiva também pode escolher seu vestido dos sonhos, assim como o bolo, as alianças e a banda.
Se o elopement wedding se encaixa no que vocês procuram, se certifiquem de que o lugar escolhido seja ideal e ofereça o suporte necessário para o que vocês precisam. Tenham em mente que talvez amigos e familiares, que desejavam estar com vocês nesse momento, queiram celebrar de outra forma e de outra maneira quando estiverem por perto (talvez um jantar para a família, etc.). Além disso, verifiquem se onde vão se casar há a necessidade de testemunha ou algum outro requisito legal para a formalização.
Weekend wedding: para comemorar por mais tempo
Se todos os tipos de casamento até aqui ainda não foram os “perfeitos” ou se você até gostou de algum, mas falta um elemento “a mais”, acho que vai amar a ideia dos weekend weddings. Esses são os casamentos que duram mais de um dia. Ou seja, vocês têm um fim de semana inteiro para comemorar. Nesse caso o casamento pode até ser um destination wedding com três dias de programação, um mini wedding na cidade vizinha ou um casamento tradicional com uma programação especial num hotel ou hospedagem para os convidados.
O weekend wedding permite que os noivos e convidados aproveitem por mais tempo e criem ainda mais memórias. Podem começar com um coquetel ou dia de praia num pré wedding, seguido pelo dia principal do casamento, com uma celebração que se estende até o dia seguinte. Nesse caso, o weekend wedding não tem muita formalidade e o importante é celebrar pelo máximo de tempo possível. Ou seja, vale usar toda a criatividade para pensar em atividades para entreter os convidados e que combine com vocês. Se certifique de que escolherá um local com todas as condições necessárias para todos os convidados. Além disso, prefira por locais próximos e que não dificulte muito a locomoção e acesso de todos. Tenha também um cronograma bem estabelecido se quiser que todos participem das mesmas atividades (exemplo, passeio de barco).
Escolhendo um dos tipos de casamento
Agora que você sabe quais são os 5 tipos de casamento mais escolhidos, é hora de pensar no melhor estilo e momento para vocês. Cada tipo tem benefícios, vantagens e desvantagens. Além disso, cada um tem a sua complexidade e exige um cuidado diferente. Por isso, dependendo do tipo escolhido, será necessário uma assessoria com vasta experiência a fim de que nada dê errado – como é o caso do destination weddin ou Weekend wedding.
Para fazer sua escolha pense no que é imprescindível para vocês. Se não querem ficar sem a companhia dos amigos e familiares, já sabem que o elopement wedding não é uma opção. Se querem um casamento pequeno, comecem fazendo a lista de convidados para terem certeza de que conseguirão uma lista enxuta. Muitos casais idealizam um casamento pequeno, mas desistem na hora de fazer a lista. Conversem bastante um com o outro e avaliem junto com uma assessoria que saberá indicar os lugares que mais se encaixam na proposta que vocês desejam.
7 dicas para organizar todos os tipos de casamento
Para evitar que o Grande Dia dos sonhos se torne um completo pesadelo, separei algumas dicas considerando todos os casamentos, independente de qual tipo seja:
- Defina um orçamento: Antes de começar a planejar qualquer coisa, defina um orçamento realista para o seu casamento. Isso ajudará a determinar quais opções estão dentro das suas possibilidades financeiras.
- Faça uma lista de prioridades: Faça uma lista das coisas que são mais importantes para você no casamento, como local, decoração, comida, música, etc. Isso ajudará a direcionar o planejamento e garantir que você esteja gastando seu dinheiro nas coisas certas.
- Pesquise fornecedores: Faça uma pesquisa detalhada para encontrar os fornecedores que melhor se encaixam no seu estilo e orçamento. Peça recomendações, leia avaliações e agende reuniões para conhecer os fornecedores pessoalmente. Uma boa assessoria é a melhor escolha, para te ajudar nessa etapa, por conhecer fornecedores confiáveis.
- Tenha um cronograma: Crie um cronograma detalhado com todas as tarefas e prazos importantes. Isso ajudará a manter tudo organizado e garantir que você não deixe nada para a última hora.
- Não se esqueça dos documentos legais: Certifique-se de que todos os documentos legais necessários para o casamento estejam em ordem. Verifique os requisitos legais do seu país ou estado e certifique-se de cumprir todas as exigências.
- Faça um plano B: Tenha um plano B caso algo saia do planejado. Isso pode incluir um local alternativo em caso de mau tempo ou um fornecedor reserva caso algo dê errado.
- Aproveite o processo: Lembre-se de que o casamento é um momento especial na vida do casal. Aproveite o processo de planejamento e não se estresse com os detalhes. No final das contas, o mais importante é celebrar o amor e a união entre você e seu parceiro.
Outros tipos de casamento…
Além desses tipos de casamentos que você viu aqui, pode se deparar com outros estilos ou tendências. O mais importante é que vocês consigam encontrar um que reflita o que desejam e que atenda as expectativas de vocês. Celebrem de maneira autêntica e que seja de fato inesquecível, já que essa data é tão importante!
Se você já escolheu, deixe aqui seu comentário. Com qual estilo você mais se identifica?
Beijos,
Say I Do