Casamento em casa: 7 dicas para organizar o seu!

Celebrar o casamento em casa se tornou uma opção que vem sendo escolhida com muita frequência nos últimos anos. Talvez você chegou nesse conteúdo justamente porque essa ideia parece ser perfeita para você e eu quero te dar algumas dicas importantíssimas para você planejar o seu. E se você está em dúvida se esse é o melhor caminho, fique por aqui e veja se realmente vale a pena tomar essa decisão.

O que eu preciso saber antes de escolher fazer o casamento em casa?

Todos os tipos de casamento carregam seus próprios prós e contras que devem ser avaliados de acordo com o perfil de cada casal. O que para um casal é a melhor coisa do mundo, para outro pode ser um tremendo pesadelo. E assim também é com a decisão de realizar o casamento em casa. Essa não é uma escolha fácil e nem mesmo comum, então justamente por isso merece uma atenção ainda maior.

A primeira coisa a considerar é que você estará abrindo as portas de casa para ser palco de um dos dias mais importantes da sua vida. Ou seja, é uma atitude de intimidade já que nossa casa é um lugar reservado. E mesmo que você faça na casa dos avós ou na casa de campo, ainda será dentro de um espaço privado. Da mesma maneira, uma casa normalmente não tem as mesmas instalações e estrutura que um espaço de eventos. Gerador de energia, banheiros grandes, estacionamento, etc.

casamento em casa noiva na varanda
foto: mana gollo

Além de todos esses pontos, uma festa em casa geralmente tem proporções menores que um espaço de festas, por exemplo. É claro que talvez a sua casa comporte 400 pessoas, mas na maioria das vezes estamos falando de um espaço mais limitado e intimista. Isto é, algumas pessoas escolhem o casamento em casa principalmente por ser um ambiente mais acolhedor e menor.

Sem querer esgotar todas as dicas agora, vou dividir esse post em seções para você perceber todos os impactos dessa decisão.

#1 – Escolha um espaço que comporte todos os convidados

Organizar um casamento em casa pode ser muito desafiador quando chega a hora de pensar na lista de convidados. Por ser em casa, você deve escolher um número de pessoas que seja possível acomodar com conforto e também pensar nos espaços disponíveis para a cerimônia e festa. Aliás, é importante que você limite o acesso dos convidados e equipe de serviço para que não entrem em cômodos privados e pessoais, como os quartos, por exemplo.

casamento em casa
foto: mana gollo

Além do espaço da cerimônia e festa, que deve levar em consideração quantidade de mesas, cadeiras e a disposição da decoração, veja se a quantidade de banheiros também será capaz de atender seus convidados. O ideal é que o banheiro para a equipe de serviço seja separado do banheiro que os convidados utilizarão. Da mesma forma, nos banheiros a reposição de materiais e limpeza devem ser feitas constantemente para manter um ambiente agradável para todos.

#2 – Estipule locais de trabalho para as equipes de serviço

Não são apenas os convidados que precisam de boa acomodação. As equipes de trabalho também precisam de um local tanto para trabalho quanto para acomodarem seus pertences, utensílios e materiais que utilizarão. Isso inclui garçons, chef de cozinha, fotógrafos e videomakers, equipe de cerimonial, etc. Alguns profissionais não precisam de um espaço específico, mas você deve considerar a logística de ter convidados e trabalhadores ao mesmo tempo em casa. O tamanho e disposição do espaço fazem toda a diferença!

#3 – Contrate fornecedores que já fazem casamentos em casa

Desde o serviço de buffet até o DJ, faz toda a diferença quando você escolhe fornecedores que já estão acostumados com a dinâmica de um casamento em casa. A experiência de eventos passados faz com que eles evitem muitos erros e saibam como trabalhar de maneira mais eficaz, produtiva e sem gerar incômodos. Aliás, parece sempre repetitivo, mas nunca vou me cansar de recomendar que você contrate uma boa assessoria de casamento. Organizar um casamento em casa pode ser tão desafiador quanto organizar um destination wedding, por exemplo. Principalmente por trazer uma festa para um ambiente doméstico, os desafios são imensos e uma assessoria séria vai se comprometer em garantir que tudo seja como vocês sempre sonharam.

#4 O serviço de limpeza é indispensável!

Não apenas para antes do casamento como para depois, o serviço de limpeza de um casamento em casa é imprescindível. Como mencionei, o banheiro deve estar sempre sob cuidados e com materiais repostos no tempo certo. Além disso, a casa deve ser “devolvida” como estava antes de tudo começar. É uma dica um pouco óbvia, mas com tantos fornecedores para contratar, não se esqueça de pensar em uma equipe exclusiva para essa limpeza (e não deixar para a diarista sozinha depois). Contrate uma equipe de limpeza que mantenha tudo em ordem e evite dores de cabeça desnecessárias.

#5 Alugue móveis e materiais para seu casamento em casa

Acho lindo usar a mobília da casa, principalmente por carregar as lembranças e a história da família. Ver no álbum de casamento aquele armário da vó que foi usado para colocar os bem-casados ou a mesa de jantar que se tornou a mesa do bolo, é incrível, mas nem sempre é a melhor escolha. Poupar os móveis e utensílios de casa muitas vezes é uma decisão mais assertiva. A quantidade de convidados e o tipo de festa que você está imaginando vai fazer a diferença para decidirem o que fazer. Mas independente disso, acho que vale muito a pena alugar pratos, louças, talheres e utensílios diversos que atenda a todos os convidados e eles sejam bem servidos e não falte nada. Da mesma maneira, você pode alugar itens de decoração, cadeiras e outros objetos que são indispensáveis para uma festa e que nem sempre temos em casa.

casamento em casa e mesa com comida
foto: mana gollo

#6 Cuidado com a escolha do horário e com os vizinhos

Dois grandes limitadores ao fazer um casamento em casa são: o horário e os vizinhos. Diferente de um espaço de festas que permite mais liberdade e um tempo maior de festa, o casamento em casa deve respeitar as leis e as regras de boa vizinhança. Música alta, pessoas conversando e barulhos diversos podem causar muito transtorno e tudo vai depender de como a casa é (tamanho, distância do vizinho mais perto, etc.). Caso se sinta mais confortável, envie um convite para os vizinhos mais próximos ou avise antecipadamente que fará um casamento em casa. Aliás, verifique se há estacionamento próximo e avise seus convidados de como será a melhor maneira de estacionar.

#7 Em um casamento em casa, redobre a segurança

Seja morando em um condomínio fechado ou em uma fazenda, redobre a segurança no seu casamento em casa. Ou seja, contrate uma equipe de segurança na entrada do evento e cuide dos seus pertences pessoais mais valiosos (joias, etc.). Alugue um storage ou coloque todas as coisas em um cofre, caso se sinta mais tranquila. Por isso, lembre-se que não são apenas os seus convidados que transitarão na sua casa, mas funcionários, equipes e fornecedores. Além disso, se a casa estiver em um condomínio, garanta que o trânsito de pessoas não atrapalhe ou sobrecarregue a portaria. Nesses casos, converse com o responsável pela administração condominial.

Dicas extras para seu casamento em casa

Quero deixar algumas dicas extras para você organizar o melhor casamento em casa:

  1. Se vai utilizar um espaço ao ar livre, considere alugar uma tenda para se prevenir da chuva;
  2. Faça a visita técnica com o decorador e assessoria;
  3. Vai fazer reformas na casa? Se planeje para ter terminado ao menos 1 mês antes do casamento e comunique ao seu decorador caso a diferença impacte o evento;
  4. O que acha de contratar um gerador? É uma segurança a mais para imprevistos que podem acontecer;
  5. Se vocês são pessoas religiosas e querem fazer a cerimônia na igreja, considere fazer apenas a celebração em casa

Gostou das dicas? Me conte aqui nos comentários o que você acha de fazer o casamento em casa!

Beijos,

Say I Do

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *