Quando eu era mais nova e morava com meus pais nós adorávamos assistir o programa do Jamie Oliver. Naquela época eu ainda não tinha acesso a muitos show de TV de gastronomia, e ficava fascinada vendo o Jamie Oliver cozinhar. Tudo parecia tão fácil e tão gostoso!
Depois de muitos anos e de ter visitado os restaurantes do Jamie Oliver acho que minha admiração pela sua cozinha já não é mais tão grande, pois acho que em alguns casos ele preza tanto pela praticidade que o sabor acaba sendo secundário. Mas por outro lado eu admiro muito a forma como ele traz a cozinha pra mais perto das pessoas, sempre preparando pratos de forma simples na tentativa de incentivar as pessoas a cozinharem com mais frequência. Além do mais, acho válido o trabalho de conscientização que ele faz sobre os malefícios das comidas industrializadas.
Ultimamente eu tenho feito uma série pro Passagem Gastronômica sobre pessoas que inspiram minha cozinha, e o Jamie Oliver é um dos próximos sobre quem vou postar.
Semana passada fiz esta torta de frango dele e achei que seria ótimo pra passar aqui no Say I Do, pois é prática e gostosa. Fiz algumas adaptações à receita original que por sinal vocês podem ver neste link.
Ah! O Jamie faz todo o processo em uma forma, começando com ela direto na boca do fogão e levando ao forno depois. Eu fiz a torta da mesma maneira, mas se não tiver uma forma que possa ter contato direto com a chama do fogão comece em uma panela e depois transfira para uma assadeira e leve ao forno. Aliás, utilize uma assadeira que não seja muito grande e seja mais funda (a que utilizei tem cerca de 5 cm de altura e 20 cm de largura).
Ingredientes (para 2 pessoas):
– 2 peitos de frango (cerca de 300g)
– ½ cebola em fatias finas
– óleo ou azeite de oliva
– ½ colher de sopa de manteiga
– cebolinha picada a gosto
– 70g de cogumelos do tipo Paris cortado em fatias ou em 4
– ½ colher de sopa de farinha
– ½ colher de sopa de crème fraîche (se não encontrar substitua por sour cream ou creme de leite sem soro)
– noz-moscada ralada a gosto
– ½ colher de sopa de mostarda dijon
– 150 ml de caldo de galinha ou legumes (ou dilua cerca de ½ tablete de caldo em 150 ml de água)
– 1 folha de massa folhada comprada pronta
– sal e pimenta-do-reino a gosto
– tomilho a gosto
– 1 ovo batido
Preparo:
– Corte o frango em fatias de cerca de 1 cm e tempere com sal e pimenta. Leve uma panela ou forma ao fogo médio e coloque azeite ou óleo enquanto ela esquenta. Refogue as cebolas até que elas comecem a ficar transparentes e, em seguida, coloque o frango e a manteiga. Vá mexendo e refogando o frango até que ele fique mais corado.
– Adicione a cebolinha picada (eu gosto dela picada bem fininha), a noz-moscada, algumas folhinhas de tomilho, os cogumelos, a mostarda, o crème fraîche, a farinha e o caldo de galinha ou legumes. Nessa etapa diminua o fogo para baixo e experimente para ver se precisa de mais sal, pimenta, noz-moscada ou mesmo mostarda. Se quiser que fique mais cremoso pode colocar mais crème fraîche. Ah, vale falar que tem que ter bastante caldo na torta, então se achar que essa quantidade de caldo não é suficiente pode acrescentar mais.
– Quando começar a ferver tire do fogo. Se você estava fazendo esta etapa na panela transfira todo o conteúdo para uma forma.
– Caso você não encontre a massa folhada já aberta, abra-a em uma bancada com farinha de trigo salpicada utilizando um rolo ou garrafa de vinho até que ela fique maior que a forma.
– Coloque a massa folhada sobre a forma e com cuidado enfie as laterais para dentro. Utilizando a ponta de uma faca faça alguns cortinhos pequenos na parte central para que o vapor escape durante o cozimento. Com um pincel passe o ovo por cima da massa para que ela fique bem dourada quando assar.
– Leve ao forno preaquecido à 200C por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja bem dourada.
Espero que gostem!
Beijos Patty (Passagem Gastronômica)