Grávidas de plantão!
Como estamos?
Ufa! Essa foi a 35a semana e amanhã entramos no nono mês: 36 semanas! Agora é reta final mesmo… Desde a última coluna agilizei muitas coisas:
- Roupinhas da maternidade já estão todas lavadas e nos seus respectivos saquinhos. Lavamos na mão, com um balde e bacia exclusivo para as roupinhas do baby com sabão Ola especial para bebes (dermatologicamente testado e aprovado). Lembrando que as roupinhas não podem ficar de molho tá? E passamos com uma aguinha cheirosinha da Trousseau que uma amiga me deu. Ficou uma delícia!
- Em cada kit coloquei: o conjuntinho, o body, a calça mijão, um par de meias, a manta, 2 fraldinhas de boca, 1 fraldinha de ombro. Estou levando 2 luvinhas brancas para usar em todos os dias. Não acho essa luvinha a coisa mais fofa, mas evita do baby se arranhar e acho que inibe aquelas visitas meio sem noção que já chegam dando a mão para o bebe e podem transmitir bactérias para o recém-nascido.
Aqui um pequeno adendo: eu pretendo ser uma mãe super tranquila e pouco “noiada”, mas, os 2 pediatras que eu visitei me disseram que nos primeiros dias o baby está muito vulnerável a bactérias, então precisamos ter cuidado sim com as pessoas que estão em volta do bebe nos primeiros dias!
- O chá já aconteceu!
- O quartinho começou!! E acho que mais uns 12 dias estará prontinho, ai que emoção!
- Começamos a lavar as roupinhas newborn, 0-3 meses e até 6 meses. Essas lavamos todas na máquina, naqueles saquinhos separados sabem? E agora guardei todos em um sacos plásticos gigantes esperando o quarto ficar pronto para poder guardar no armário dele.
Essa semana eu comecei a sentir um cansaço real viu? Estou me sentindo bem inchada e comecei a fazer drenagem 3 vezes por semana. Para dormir também não esta tão fácil…Mas tudo bem! Tudo por uma ótima causa, né?
Como vocês estão em relação ao peso? Rsrs! Olha, eu sempre sonhei que engordaria uns 9, no máximo 10kg na minha gravidez. Doce engano (alguém falou em doce rsrsrs?? Hummmm). Até agora já foram quase 13kg!! A minha sorte aqui é que eu sempre fui bem magra e sou alta, então, realmente não aparenta. Imagino que até o final da gravidez será uns 15-16kg, perguntei para minha médica se é muito, mas ela disse que não, porque eu não tinha reserva. Então, tô tranquila. Só estou torcendo para que eu volte logo rs. Para me ajudar a (tentar) manter a forma, estou fazendo funcional ou hidroginástica de 2 a 3 vezes por semana e, tentando, fazer uma alimentação mais saudável. Mas tudo sem muito stress… tô aproveitando para curtir essa liberação para ganhar quilos hehehe.
Mudando de assunto, uma coisa que queria contar para vocês. Lembra que comentei que faria o curso de gestante em casa com uma enfermeira obstetra? Então, fiz com a Cinthia Calsinski. Foi muito bacana! O primeiro que fizemos durou 1 hora e meia e falamos sobre o parto. Foi bem bacana, ela tirou várias dúvidas sobre o parto normal e já pedi para ela escrever um texto falando sobre isso para dividir com vocês. O próximo que vou fazer, será depois do Carnaval, sobre amamentação. Tô super animada, pois ela disse que 90% das pessoas que fazem esse curso da amamentação antes do bebe nascer, não precisam da ajuda dela pós parto para amamentar. Mas, quem ainda precisar, pode chama-la em casa, depois que o baby nascer para novas orientações! Depois conto sobre esse para vocês!
Hoje, queria dividir com vocês alguns mitos que ela comentou sobre amamentação, achei muito legal e me esclareceu algumas dúvidas:
1-Seios grandes muito leite, seios pequenos pouco leite. Mito.
O tamanho do seio é devido à composição corporal de glândulas, músculos e gordura. Portanto não se pode estimar a produção de leite pelo tamanho do seio.
2- Mamilos planos ou invertidos inviabilizam amamentação. Mito.
Para ordenhar o leite da mama de sua mãe o bebê deve realizar a famosa “pega correta” em que ele abocanha a maior parte da aréola possível. Desta maneira, mamilos planos ou invertidos podem dificultar um pouco nas primeiras mamadas, mas apenas até o bebê entender como deve ser feito. Mulheres com mamilos planos e invertidos amamentam normalmente.
3- Beber água aumenta o volume de leite produzido. Mito.
Ingerir uma boa quantidade de líquidos no período de amamentação é muito importante para própria mãe/funcionamento do seu organismo, inclusive para a produção de leite. Mas não significa que quanto mais água a ingerida mais leite irá produzir.
4- Bebê deve ser amamentado a cada 3 horas. Mito.
O bebê dever ser amamentado em livre demanda. Quando chora e sua mãe identifica o choro como fome (é hora de amamentar). Ninguém gosta de comer com intervalos rígidos, e sabemos que conforme foi à alimentação anterior, a próxima pode ser antecipada ou retardada, e isso acontece também com o bebê. Amamentação não é apenas matar a fome, no verão por exemplo, o bebê pode ir mais vezes ao seio, e por tempos extremamente curtos como 3 minutos. Esta é uma maneira de matar a sede.
5- Até a descida do leite se deve alimentar o bebê com leite artificial. Mito.
Logo após o parto já existe a produção de colostro, que é um tipo de leite com características especiais para os primeiros dias de vida. A descida do leite ocorre geralmente por volta de 72 horas após o parto e o colostro é o suficiente para o bebê neste período.
6-Se o seio não fica cheio e duro, não está produzindo leite suficiente. Mito.
É comum que nos primeiros dias a produção de leite não esteja ajustada à demanda do bebê, assim muitas mães sentem o seio cheio e duro. Logo a produção se torna equilibrada e o leite é produzido no momento da amamentação, não havendo produção em demasia, o que faz com que o seio esteja mais flácido.
7- Na volta ao trabalho é necessário desmamar o bebê. Mito.
A mãe que volta ao trabalho antes dos 6 meses, o que infelizmente é maioria, pode ordenhar seu leite e outra pessoa pode oferecê-lo para que se continue em amamentação exclusiva.
A recomendação é amamentar pela manhã, no final da tarde e no meio da noite diretamente ao seio, e no momento que mãe e bebê não estão juntos a administração se faça através do copinho.
Só um comentário aqui, sobre dar o leite no copinho. Isso varia muito de bebe para bebe ok? Tem bebe que toma na mamadeira e não estranha o seio da mãe, mas tem bebe que pode sim rejeitar. O importante aqui é ficar de olho na adaptação do bebe ta?
ps: amo essa Nossa Senhora Grávida do Atelier Giacometi, que usei no ensaio com a Vivi Guimarães!
Com carinho,
Mamãe Camila.