Grávidas!
Eu não preciso nem dizer que estou amando demais os posts dessa coluna né? Tô recebendo tantos emails legais – e respondendo todinhos – trocando tanta experiência com as futuras mamães! Como é bom esse momento né? Parece que todo mundo fica mais bonzinho, paciente, que as vezes a gente até abusa né? (Confesso que de vez em quando tô ficando bem folgada, pedindo para alguém – normalmente a Karla, tadinha – buscar algo para mim no café, ou encher minha garrafa de águas rs). Mas faz parte, é maravilhoso e passa muito rápido!
Bom, no post de hoje queria falar sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pele durante a gestação. Como não sou médica, pedi para a minha dermato, a Dra Flavia Chehin, me enviar um texto falando um pouquinho sobre eles, e depois vou dividir o que estou fazendo e como esta sendo minha experiência.
Cuidados com a pele na gravidez
“Hoje cada vez mais conscientes e antenadas as mulheres engravidam e logo já marcam a consulta com o dermatologista querendo evitar as temidas estrias e manchas na pele. É isso mesmo!!! A palavra de ordem para o cuidado com a pele na gravidez é Prevenção!
Estrias: acontecem devido ao estiramento da pele, alterações hormonais e predisposição genética.
Como evitar? Hidratar muito a pele duas vezes ao dia com substâncias que estimulam a formação do colágeno e elastina ajudando a pele a esticar de forma mais natural. Aí vem aquela dúvida, óleo ou hidratante?
O óleo funciona ocluindo os poros da pele e impedindo que ela perca água, enquanto o hidratante leva as substâncias importantes para dentro da barreira cutânea, promovendo de fato uma melhora da qualidade da pele. Então, vale ficar atenta! Nunca usar o óleo antes do hidratante, ele vai ocluir os poros impedindo a ação do creme.
Manchas: muito filtro solar! A gestante que se expõe ao sol sem proteção tem 80% de chance de desenvolver o melasma (manchas da gravidez).
Antirrugas, pode usar?
Mais uma vez vale reforçar que o foco na gravidez é prevenção. Nada melhor que a vitamina C, uma substância segura nessa fase e com ação anti envelhecimento e anti manchas”.
Preciso confessar que quando cheguei nela, já fui logo perguntando sobre aquele óleo da Clarins que todo mundo usa rs. Mas a Dra Flavia me explicou que eles fechava os poros e me indicou creme hidratante ao invés dele. Como esse óleo é mais salgado ($$$), nem comprei. Mas, tenho um óleo da Nivea que eu amo (esqueci de tirar foto no meu kit prevenção rs) e quando estou com preguiça de passar creme ou estou com pressa, passo ele no banho, só para não ficar sem nada de hidratação na pele.
Falando do corpo, eu nunca sofri muito com estrias. Tenho um pouco no quadril, mas nada grave. Então tive muito medo de ter na gravidez. Como sempre fui muito magrinha, a chance de ter era alta, já que a pele não esta habituada a “crescer”. Assim que descobri me policio para hidratar bastante a pele! Esses são os 3 cremes que estou usando:
O da Clarins é o que a Dra Flavia me indicou! Como comprei fora e demoro para chegar, fui suprindo o uso dele com esse outro da La Roche Posay, que ela também me indicou. O bepantol baby minha mãe comprou para mim e eu estou amando!! Ele não é barato, o valor dele é quase comparável com os cremes gringos (se bem que com esse dólar, acho que o preço tá bom sim, custa uns R$ 98,00).
Ah, importante, me indicaram não passar os cremes nos seios inteiro, apenas envolta dos mamilos, para eles já irem se preparando para a amamentação!
Bom, a minha pele do rosto é muito oleosa e sempre sofri com acne. Confesso que eu sempre batia um papo com Deus e dizia que seria muito chato se quando eu engravidasse a minha pele ficasse ainda com mais acne (muita grávida reclama de espinhas na gravidez) rs. E não é que ele me ouviu? Inclusive minha pele esta beeem melhor na gravidez – pelo menos até agora – para alivio meu. Eu queria fazer limpeza de pele com mais frequência, mas com a correria acabo na fazendo todo mês. Fiz só uma vez até agora. Mas quem esta com a pele ruim, sugiro fazer 1 vez a cada 3 semanas – converse com a sua médica, mas pelo que sei não tem nenhuma restrição.
Vamos aos meus cuidados com a pele do rosto – em ordem tá?
Esse demaquilante da Nivea não faz parte do ki gravidez rsrs, mas queria indicar pois eu estou amando!! Eu tinha o habito de usar aquele bi facial azulzinho da Lancome e tô achando esse bem melhor!!
Este é o meu protetor solar fator 50 com base!! Já fica uma camada de cor na pele! Eu amo. E no corpo, quando vou para o sol/piscina tenho usado 30/50. Não quero ficar manchada de jeito nenhum. Alias, nem fico tomando sol, apenas entro na piscina e só. Se for para ficar no sol, só em horários alternativos.
O Azelan é um ácido que as grávidas podem usar (mas CONSULTEM OS SEUS MÉDICOS ok??). Tenho usado menor, pois minha pele esta boa e ele tem ressecado muito. Tô usando no máximo 2, 3 vezes por semana.
O lanidrat, que é a base de lanolina é para usar no bico dos seios na amamentação, maaaas, tenho uma dica de amiga: ele é incrível para os lábios! Uma amiga me indicou e estou amando!! Uso todo dia para dormir – bepantol nos lábios, não vazia mais efeito para mim.
E o último é um serum da La Roche que uso a noite e durante o dia, antes do protetor!
Por enquanto é isso!! Esses são os que tenho usado até agora!! Ahh a semana que vem viajo para o enxoval do baby!!
Em breve muitas dicas por aqui!!!
PS: nenhum produto postado aqui é propaganda ok? São todos utilizados mesmo – vide pelas embalagens – mas se alguma marca quiser me mandar, tô aceitando kkkkk!!!
Com carinho,
Mamãe Camila!
Amei as dicas Ca!!
Agora na segunda gravidez estou bem tranquila! Queria até me cuidar mais!
Na 1a gravidez fui na dermato e ela me passou uma receita manipulada de creme para passar na barriga e no corpo. Mas não gostei muito… Preferi mil vezes os da Mustela! São bons mesmo!!!
Esse oléo da clarins que vc falou eu comprei e não gostei… Acho que pq odeio óleo! Então com ele não seria diferente rss… Não é nada demais…
beijos!!